Entenda como funciona a CIPA

Entenda como funciona a CIPA
Entenda como funciona a CIPA

20 maio, 2015

Segurança do trabalho é essencial e deve estar presente em todas as empresas, fato estabelecido por lei (artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora nº 5). Garantir o bem estar de seus funcionários, atentando a fatores como saúde e segurança para manusear equipamentos, por exemplo, é primordial para o bom funcionamento de uma companhia. Sendo assim, a legislação brasileira elaborou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que deve ser constituída por empregadores – representantes indicados pela empresa – e empregados – eleitos pelos trabalhadores.

A CIPA objetiva evitar acidentes e doenças provenientes do trabalho, fazendo com que a qualidade de vida de todos os funcionários de uma empresa seja sempre melhor. A Comissão é a base da boa convivência entre empregador e empregados, fazendo com que o diálogo entre eles seja benéfico e, consequentemente, melhore as condições de trabalho da empresa com resultados positivos no fim de cada mês.

cipa

Entre as funções da CIPA, um ponto importante é a identificação de atividades de risco no trabalho. Por isso, mapas de risco devem ser elaborados para que seja certo o bem estar da companhia em todas as suas atribuições. A CIPA conta com o auxílio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para cumprir todas as suas responsabilidades e assim fazem com que os funcionários realizem seus trabalhos de forma digna e protegida.

É importante que todas as empresas contem com uma CIPA bem estruturada e que realize todas as obrigações destinadas a Comissão, pois a vantagem é para ambos os lados: para o empregador, faz com que a empresa conte com um ambiente de trabalho seguro e eficaz, aumentando a qualidade de produção e trazendo cada vez mais lucros a companhia; e para os empregados é a certeza de realizar sua vida profissional em um local que respeita seus direitos. O ideal é que todos atuem em conjunto para proporcionar melhorias em todos os aspectos empresariais, cada um cumprindo com suas atividades e sempre elaborar novas ideias e projetos para um trabalho protegido, dinâmico e exemplar dentro da companhia.

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