Como o marketing viral começou no mundo?

Como o marketing viral começou no mundo?

16 outubro, 2017

Quando você ouve o termo “marketing viral”, você provavelmente não terá um sentimento quente e distorcido dentro do seu corpo. Ou seja, a menos que você conheça a história de como começou e a incrível história do que se tornou, você entenderá do que estamos falando.

Para os comerciantes da Internet e os empresários, o marketing viral não só se entreteceu na cultura de publicidade e marketing das histórias de sucesso dos dias atuais, mas está se tornando rapidamente tão necessário quanto os outdoors, boletins e campanhas de mala direta foram há apenas uma década.

Na verdade, alguns podem argumentar, que até mesmo já superou essas formas arcaicas de marketing e agora é a maneira mais econômica, confiável e estratégica de compartilhar informações ao mesmo tempo em que ganha clientes através de uma abordagem que realmente oferece o maior sucesso para seu dinheiro.

Então, como essa abordagem de marketing orientada tecnicamente começou? Uma palavra – Hotmail. Graças ao Hotmail, o primeiro entre provedores gratuitos de serviços de e-mail baseados na web, o marketing viral assumiu uma vida própria.

Quando o Hotmail começou, eles decidiram que a melhor maneira de atrair novos clientes seria chegar aos amigos, familiares e colegas de cada usuário que eles possuíam.

Então, no rodapé de cada e-mail que foi enviado de uma conta do Hotmail, a equipe do Hotmail colocou um link que hoje se lê algo como isto: “Quer uma conta de e-mail grátis? Inscreva-se para o Hotmail hoje! ”

E sim, acredite ou não, essa estratégia foi, como sabemos, um viral. Centenas de milhares de usuários apressadamente se inscreveram para suas contas de e-mail gratuitas e o resto é história.

Esse modelo do Hotmail é a base para o marketing viral que estamos familiarizados com hoje. Do Facebook, do Twitter, do YouTube e do LinkedIn, o marketing viral leva muitas formas e formas. Pode variar em abordagem e evoluir dentro de cada formato, mas a linha inferior é compartilhar informações e fazê-lo em grande escala – de graça.

Ao invés de gastar milhares em campanhas publicitárias caras, as empresas (grandes e pequenas) passaram a reconhecer o marketing viral como uma maneira econômica de não apenas transmitir sua mensagem, mas aumentar as vendas e melhorar o negócio em geral. É realmente um fenômeno que continua a ganhar impulso.

Uma boa maneira que se iniciou isso foi com a simples dúvida de como entrar na minha conta hotmail, e até hoje serve como exemplo para muitas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *